Casamento com lugares marcados para os convidadxs é um tendência que tem sido frequentemente adotada no Brasil, principalmente por facilitar a organização do salão de festas e evitar confusões na hora de acomodar todxs nas mesas.
RECEBA as dicas no seu WhatsApp!
Fazer um mapa de mesas pode ser um tanto quanto desafiador, tendo em vista que xs noivxs precisam ter muito cuidado na hora de demarcar os lugares. Já imaginou colocar alguém em uma mesa com desconhecidxs ou com aquele boy que não vai com a cara? Não dá, né?! Por esse e outros motivos, todo cuidado é pouco.
E, claro, nada que é tendência precisa necessariamente ser uma opção para o seu casamento – ou seja, se o casamento tem uma vibe mais descontraída, talvez o esquema de lugares marcados não seja a melhor opção. Avalie o que melhor se encaixa na proposta da festa de vocês!
Chegar para o almoço ou jantar de casamento e já ter os lugares dxs convidadxs escolhidos possui diversas vantagens. A primeira delas é que se evita confusão na hora que as pessoas chegam ao salão de festas – o que é muito válido já que o que menos se espera é estresse no grande dia.
Determinar lugares no casamento também garante que todos terão onde sentar, sem medo de que alguém tome seu lugar. Então, na hora de dançar ou se servir no bufê do jantar, ninguém precisa ficar aflito que perderá sua cadeira.
Outro motivo que traz uma vantagem e tanto para os lugares marcados no casamento é em casos em que existe distinção no cardápio de convidadxs específicos. Se alguém for alérgico a determinado ingrediente ou solicitou uma refeição vegana, será muito mais fácil para que localizem x convidadx para entregar o prato diferenciado.
Algo bem comum que acontece nos casamentos são xs convidadxs que saem antes mesmo da cerimônia acabar somente para garantir um bom lugar no salão de festas (sim, isso acontece!).
Sendo assim, caso sejam avisados previamente sobre a demarcação de lugares, xs convidadxs ficarão mais tranquilos e ninguém precisará sair correndo da cerimônia para chegar antes ao local da festa.
Para finalizar a lista de vantagens, tenha em vista que esse modelo de organização das mesas é uma boa forma de evitar penetras! Como todos xs convidadxs terão seus lugares certos, será bastante desconfortável se alguém chegar sem avisar – principalmente porque não terá uma mesa específica para sentar e também não terá o privilégio de sentar perto dos seus familiares e/ou amigxs com os quais veio junto.
Nem sempre demarcar lugares no casamento será a opção mais adequada. É importante levar em consideração o estilo da festa e também o tempo que o casal terá para a organização das mesas.
Por mais que existam muitas vantagens, em certos tipos de casamento os lugares marcados para convidadxs podem não funcionar. Um exemplo seriam os casamentos que não possuem lugares para que todo sentem, como em um lounge com sofás, mesinhas e um layout mais descontraído. Nesse tipo de festa, o melhor é que xs convidadxs se acomodem onde se sentirem mais confortáveis para curtir o evento.
Além de tudo, o principal objetivo da marcação de lugares é a harmonia e interação. Ou seja, se vocês não terão tempo e nem paciência para escolher a dedo os lugares dxs convidadxs, é melhor não arriscar – pois isso poderá gerar o efeito contrário.
Considere optar por esse modelo dependendo do tipo de serviço do casamento. Será bufê, à francesa ou à inglesa? Isso ajudará a definir se é ou não adequado marcar os lugares e em que pontos poderá facilitar a organização do serviço.
Lembre-se de que, mesmo não optando pela demarcação de lugares no casamento, pelo menos xs convidadxs especiais como família mais próxima, madrinhas e padrinhos devem possuir lugares marcados – principalmente por ser o ideal ficarem em uma mesa mais próxima dxs noivxs.
Criar um plano de mesas não é tão simples quanto parece, pois isso poderá definir o sucesso ou o fracasso da interação entre xs convidadxs – e consequentemente a descontração do evento como um todo.
O principal ponto que você precisa ter atenção é na lista de confirmação. Não dá para supor que todxs os convidadxs estarão presentes e, no fim das contas, resultar em cadeiras vazias e convidadxs mal posicionados.
Faça questão de lembrar todos xs convidadxs sobre a importância da confirmação e monte o mapa de mesas somente com aquelxs que confirmaram na lista.
Tendo a lista de convidadxs redonda, chegou o momento de definir quem sentará com quem. O que você deve levar em consideração é o nível de afinidade entre xs convidadxs. Coloque em uma mesma mesa grupos de amigos, familiares e pessoas que possuam os mesmos interesses caso estejam desacompanhadas – isso poderá facilitar a interação e fazer com que todos curtam o evento ao lado das pessoas que gostam.
Evitar confusão na hora de escolher as mesas é o grande motivo pelo qual os casais optam por mesas e lugares marcados no casamento – o que é muito válido, analisando que ninguém precisará ficar guardando lugar para sentar ao lados dxs amigxs.
Mas, como mencionamos acima, todo cuidado é pouco no quesito organização dxs convidadxs. Por isso, a dica é contar com a ajuda de um cerimonial caso opte por esse modelo, justamente para evitar confusão na hora que xs convidadxs chegarem no salão.
Dessa forma ninguém ficará perdido e já terão profissionais orientando xs convidadxs para que sentem nas mesas pré-definidas.
Outro cuidado que você deve ter é com xs convidadxs que não confirmaram presença e que eventualmente aparecerão no casamento. É preciso se adiantar para possíveis imprevistos! A dica é deixar uma mesa vazia sem lugares marcados para acomodar essxs convidadxs ‘surpresa’.
Caso o layout das mesas seja igual, é precisa ter bastante cautela na hora de definir os lugares, pois pode acontecer de ter que separar algum grupo maior e quebrar o conceito de afinidade. Se possível, opte por mesas com layout e quantidade de cadeiras diferente.
Uma outra dica para facilitar todo o processo é colocar o nome da família na mesa, ao invés de uma tag específica para cada convidadx. Assim as pessoas têm um pouco mais de liberdade para se organizar na mesa.
—
Ter um lugar escolhido a dedo para aproveitar a festa da melhor maneira não é nada mal e, caso seja bem organizado, será um boa surpresa para todos.
Analisem no que melhor irá facilitar a organização do casamento, considere o tamanho da sua festa e avalie se a demarcação de lugares se encaixa na proposta da festa de casamento.
Para aqueles que acreditam não ser a melhor opção, não tenha medo de deixar os lugares livres. Garantimos que vocês terão menos dor de cabeça no planejamento e, no final das contas, xs convidadxs conseguirão se adequar ao modelo escolhido sem maiores problemas.
24 super dicas do mais completo portal sobre casamento LGBTI+ do país, reunidas num único livro. Tudo para você acertar nos detalhes e ter um “sim colorido” inesquecível.