O planejamento do casamento inclui escolhas que vão desde a escolha do espaço e da decoração, até a definição do sabor do bolo de casamento. E, por mais que você não entenda absolutamente nada sobre bolos de casamento, este item precisa de uma atenção especial, pois é uma das partes mais esperadas pelos convidados – e que também faz parte do tema da festa.
RECEBA as dicas no seu WhatsApp!
Tamanho, sabor, decoração, topo do bolo… são alguns dos pontos que precisarão ser definidos pel@s noiv@s. Por mais que pareça simples – e algo que geralmente fica para o final da organização do casamento –, a escolha do bolo precisa considerar o clima, quantidade de convidados e estilo da festa para que seja um investimento bem feito.
O valor do bolo de casamento varia de acordo com o nível de complexidade, tamanho e decoração – além da mão de obra do profissional escolhido. Portanto, assim que for definido o budget do bolo, comece a solicitar os orçamentos para ter um parâmetro dos valores e iniciar a filtragem.
A seguir, trouxemos uma seleção de pontos que precisam ser considerados na hora de escolher o bolo de casamento, e que te ajudarão a definir melhor a sua busca e facilitar a conversa com os profissionais.
Para isso, conversamos com a doceira e proprietária da Doce Talento, Alice Santos, que elencou os principais pontos para a definição do bolo perfeito. Assim, é possível colocar no papel o que vocês imaginam para o casamento e ter as definições mais claras para fazer o pedido.
A qualidade do bolo é o resultado de um bom investimento. Por isso, vários detalhes devem ser avaliados na hora de escolher o profissional. O primeiro deles é solicitar um portfólio para o confeiteiro e ter uma ideia dos tipos de trabalhos já executados e ver se aquilo que vocês procuram já foi feito por ele(a). Se sim, já facilitará uma boa parte do processo.
Verifique as avaliações do profissional e também peça dicas para amigos ou familiares que já casaram e tiveram boas experiências, pois isso poupará preocupações e vocês saberão que estão confiando o bolo em boas mãos.
E, como em toda área, existem profissionais que gostam de inovar e que estão dentro das tendências. Mas, por outro lado, aqueles que continuam a desenvolver somente os clássicos. Ou seja: na hora de escolher quem irá confeccionar o bolo, entenda qual seu estilo de confeitaria e se está aberto às ideias que vocês procuram para que seja possível tornar o sonho realidade.
Quantos andares, formato, cobertura, massa… chegou a hora de definir aquilo que vocês imaginam para trazer ao bolo a personalidade do casal. Independente da escolha ser por um bolo de casamento simples, um bolo de casamento civil ou um bolo de casamento rústico, o ideal é começar pensando no estilo da festa.
Será um casamento ao ar livre, um casamento rústico ou uma recepção simples? Isso dirá muito sobre o estilo do bolo. Para um casamento rústico, por exemplo, os bolos naked combinam super bem e refletem o tema da festa. Se formos considerar um bolo de casamento simples, mas ao mesmo tempo moderno, o bolo de casamento branco, com textura de chantilly por fora e uma decoração com flores e/ou plantas é tendência e uma boa opção para trazer sofisticação.
Segundo a Alice, os tipos de bolo mais pedidos são os semi naked – bolos macios feitos com massa de pão de ló, podendo ser de chocolate, baunilha ou limão. As coberturas variam entre ‘chantininho’ (chantilly com leite ninho) ou buttercream.
Outro ponto que precisamos considerar no processo de escolha do bolo é o horário que ele será servido, se o casamento será no verão ou no inverno e se o local terá ar condicionado… pois são detalhes que podem impactar diretamente na qualidade do bolo. Já pensou servir um bolo derretido e desmontado aos convidados? Climão!
Já o formato do bolo, dependerá muito do estilo da festa, de como @s noiv@s imaginam a mesa de doces e também o perfil do casal. É mais uma questão de gosto e não um padrão. Se joguem naquilo que vocês curtem!
Quanto aos sabores, normalmente os noivos vão muito pelo seu paladar, mas é importante lembrar que o casamento contará com a presença de crianças e adultos. Portanto, é mais garantido escolher um recheio democrático, que agrade a todos.
Na Doce Talento, por exemplo, o bolo de casamento mais pedido é o Brigadeiro Laka com cream cheese de limão e geléia de frutas vermelhas. A massa é branca de baunilha. Mas, no cardápio também existem diversas outras opções, como os bolos trufados, creme de baunilha, avelã, morangos, doce de leite, nozes, damasco… que são recheios finos e que agradam os mais exigentes paladares.
Outro cuidado quanto à escolha do bolo é ficar atento às alergias! Nozes, glúten e lactose são as principais e mais comuns, portanto este é um ponto que precisa ser analisado dentre os convidados e definir se irão optar ou não por uma adaptação no bolo.
Às vezes somos levados pela empolgação na hora de escolher a aparência do bolo, e esquecemos que, querendo ou não, o bolo faz parte do menu do casamento – ou seja, é a sobremesa que fecha o buffet.
Pensando nisso, a escolha do bolo de casamento precisa se conectar com o menu de alguma forma. Se a refeição foi mais pesada, por exemplo, um bolo muito denso talvez não seja uma boa opção. Neste caso, bolos de frutas, com massa bem aerada, seja o ideal para fechar o serviço.
Quando o casamento é mais clássico e @s noiv@s desejam um bolo imponente, o mais indicado é optar por um bolo de casamento fake. Assim, o casal não gasta horrores em bolo gigante e decorado, e mantém a elegância da mesa de doces. Nesse caso, é feito um bolo gelado que fica na cozinha para ser servido após as fotos do corte do bolo.
É claro que tudo depende da escolha dos noivos e o estilo da festa. Para um casamento rústico, por exemplo, o bolo acaba sendo uma atração à parte na decoração. Nesse caso, optar por uma bolo verdadeiro seja a opção mais indicada.
Se o casamento acontecerá em uma época de bastante calor e a festa será durante o dia, tenha muito cuidado na hora de escolher o bolo. Dependendo das condições, um bolo fake nesse caso seja uma boa escolha para manter o bolo gelado e intacto na hora de servir os convidados.
O importante é que o(a) confeiteiro(a) respeite a opção d@s noiv@s e, sempre que necessário, dê sugestões que tornem a escolha ainda mais assertiva.
Segundo a doceira Alice, a quantia média por convidado é de 60 gramas, mas esse número pode variar dependendo do que será servido na festa. Caso seja somente o bolo com champagne, o cálculo é de 100 gramas por convidado.
A partir dessa média e da quantidade de convidados da festa, é possível calcular o tamanho do bolo de casamento. Se o casamento for para 200 convidados, contando que terão docinhos para acompanhar, o ideal seria um bolo de aproximadamente 12kg.
O Sim Colorido criou uma calculadora de festa que ajuda você a estimar a quantidade dos comes e bebes. O bolo é uma das opções. Aproveite para provisionar o seu evento!
O topo do bolo de casamento varia muito dependendo do gosto d@s noi@vos. Há quem mantenha a tradição dos bonequinhos – que podem contar com uma montagem personalizada que reflita os gostos de cada um. Mas, se estamos falando de um casamento mais moderno, o topo de bolo com uma escrita que contenha as iniciais do nome ou uma palavra/frase, são bastante utilizados.
Em um casamento rústico, por exemplo, os topos de bolo de madeira com alguma escrita cursiva entram muito no clima e podem ser uma ótima opção. Caso a festa tenha uma linha mais natural ao ar livre, com bastante flores e plantas, optar por um topo de bolo com um arranjo de flores e folhas fica um luxo!
O importante é que a decoração e o topo do bolo estejam dentro do contexto da festa e da personalidade d@s noiv@s.
Durante o processo de escolha do bolo de casamento, muitas dúvidas podem surgir. E, é neste momento que o(a) confeiteiro(a) poderá auxiliar e sugerir as melhores opções de acordo com o que o casal está buscando.
Assim como um(a) organizador(a) de casamento, este profissional fará uma análise do perfil d@s noiv@s e da festa para que seja possível indicar os melhores opções para compor o bolo. Ninguém melhor do que o(a) confeiteiro(a) para dar dicas valiosas e ajudar a filtrar as decisões do casal.
24 super dicas do mais completo portal sobre casamento LGBTI+ do país, reunidas num único livro. Tudo para você acertar nos detalhes e ter um “sim colorido” inesquecível.