Publicidade Banner Topo Principal Dicas
doces casamento gay

Doces: vale ter ou é desperdício?

Uma mesa de doces bem decorada é um charme em qualquer casamento, além de complementar o cenário da festa. Mas será que realmente vale a pena investir nessas delícias, ou optar pelo bolo e bem-casado já é o suficiente para agradar os convidados?

 

O que deve ou o que não deve ter no casamento é muito particular de cada casal, principalmente porque isso é diretamente proporcional às suas vontades, orçamento e proposta da festa. Ou seja, não existe uma regra de que você precisa montar uma mesa de doces no casamento.

 

Mas, se você ainda está na dúvida sobre a mesa de doces, trouxemos algumas dicas do que levar em consideração, e também algumas bases para cálculo de quantidades e dicas do que servir.

 

Se já tenho bolo e bem-casados, vale ter docinho?

 

Os docinhos são um complemento e podem acompanhar tanto o bolo, como também outros tipos de sobremesa. Nestes casos, o que vai mudar será a quantidade para o cálculo, uma vez que quanto mais opções de sobremesas, menos doces serão consumidos por convidado.

 

O que você precisa levar em consideração na hora de determinar se irão servir ou não docinhos na festa de casamento, é a proposta do evento. Será um casamento intimista, um mini-wedding ou um casamento grande e clássico?

 

Caso o casamento seja em um espaço menor e, consequentemente, para menos pessoas, talvez a mesa de doces possa ser descartada – isso, claro, se já forem servir bolo.

 

Muitos casamentos também contam com menus completos do restaurante que inclui sobremesas – o que também poderia descartar facilmente uma mesa de doces.

 

Já em um casamento maior e clássico, muitas vezes a mesa de doces é uma atração esperada, uma vez que traz um grande impacto na decoração. E quando falamos em tradição, sem dúvida os docinhos acabam entrando na lista.

 

O bolo e o bem-casado podem cumprir perfeitamente a função de sobremesa do casamento, então não há com o que se preocupar! O ideal é que seja avaliado o tamanho do evento e a proposta para que não seja apenas um item de luxo, e sim um complemento para o evento de maneira geral.

 

Como calcular a quantidade de doces por pessoa?

 

Na hora de organizar o cardápio do casamento sempre bate aquela dúvida se as quantidades serão suficientes para os convidados, e com os doces não é diferente! Por medo de faltar, muitos casais acabam exagerando nas quantidades – o que acaba gerando desperdício, principalmente se será servido bolo e sobremesas.

 

Por isso, é recomendado que você analise bem o que será servido para que as quantidades não sejam exageradas e você acabe desperdiçando comida e dinheiro.

 

Para se ter uma ideia, a quantidade média recomendada de docinhos no casamento é de 4 a 6 por pessoa. Se a mesa de doces será a única sobremesa da festa, tirando o bolo, é recomendado considerar de 8 a 10 docinhos por convidado.

 

Já o bem-casado, por exemplo, é uma tradição nos casamentos e pode ser o único doce de acompanhamento para o bolo. Ou, muitos preferem entregá-los como lembrancinha e servir apenas o bolo com champagne – o que também é uma opção. Independente do que escolher, é importante considerar entre 3 e 5 unidades por pessoa, tendo em vista que muitos convidados levam alguns para casa.

 

Monto mesa de doces ou sirvo nas mesas?

 

Outro dilema dos casamentos modernos é decidir entre montar uma mesa de doces ou servir diretamente nas mesas.

 

Tenha em mente que a mesa de doces, além de expor as guloseimas, é também um item de decoração. Caso o espaço escolhido para o casamento não seja tão grande ou a proposta seja diferenciada, pode ser que não exista a necessidade de uma mesa de doces.

 

Ao servir os doces na mesa, os convidados tendem a consumir mais docinhos, já que estão ali na frente entre uma conversa e outra. Em uma mesa de doces, é preciso se deslocar para escolher as opções e os convidados podem acabar não se levantando diversas vezes para buscar mais unidades.

 

Mais uma vez, não existe certo ou errado! Analise a logística que cada opção irá demandar e opte pela que mais se encaixe nas expectativas do casal e na proposta do evento.

 

O que servir na mesa de doces

 

Caso você vá montar uma mesa de doces, não vale economizar nas opções! Este será um item chave da decoração e não dá para decepcionar, não é mesmo? Claro que o cálculo em relação aos convidados precisa ser feito, mas a variedade de opções dentro da quantidade estipulada pode ser um grande diferencial, juntamente com a decoração da mesa como um todo.

 

O ideal quando falamos em variedade é em torno de 20 tipos de doces para distribuir na mesa. Aposte nas tendências como potinhos de porções individuais de mousses, suflês ou brigadeiro de colher, macarons que podem combinar com as cores da festa, brownies, mini cheesecakes, cakepops… as opções são várias!

 

A ideia é diversificar a mesa para agradar o máximo de convidados, e por isso não dá para deixar os clássicos de lado, como brigadeiro, beijinho, camafeu, casadinho e outros. Nesse caso, para dar uma sofisticada, opte pelos docinhos gourmet e arrase nos sabores!

 

A quantidade recomendada para cada tipo de doce é de no mínimo 30 unidades, e os mais tradicionais como brigadeiro até 100 unidades.

 

Servir docinhos nunca é demais, mas não se preocupe caso vocês não queiram optar pela tradicional mesa de doces.

 

Existem diversas outras formas de agradar os convidados, como por exemplo optando por um menu que inclua opções de sobremesa que complemente o bolo de casamento: também não tem como dar errado!

 

O importante é o casal estar de acordo e que tudo se encaixe da melhor forma para tornar o evento incrível, do jeitinho que sempre sonharam.

Publicidade Banner Final Página Dicas

Faça Download do E-Book

24 super dicas do mais completo portal sobre casamento LGBTI+ do país, reunidas num único livro. Tudo para você acertar nos detalhes e ter um “sim colorido” inesquecível.

Box de configurações de cookies