Que o amor deve ser celebrado, seja ele entre qualquer pessoa, nós sabemos. Mas, planejar um casamento, seja ele hétero ou gay, significa despender bastante tempo para organizar os infinitos detalhes que essa cerimônia exige, indo dos mais básicos como escolher a empresa de buffet, até questões práticas como a entrada ideal para @s noiv@s.
RECEBA as dicas no seu WhatsApp!
Existe um protocolo que deve ser seguido para não fazer feio? A verdade é que não existem regras pré-definidas, mas algumas práticas sugeridas para planejar o evento são sempre bem vindas – ainda mais que a cada temporada surgem novas ideias, tendências e formas de reinventar o clássico.
Dúvidas se os padrinhos têm que ser casais ou estar em número par, por exemplo, são muito comuns! Mas, neste post, vamos esclarecer algo bem pontual em casamentos homossexuais, e que gera muitos questionamentos: o casal deve entrar junto ou separado?
Além disso, pontuamos alguns outros detalhes sobre a entrada d@s noiv@s, como a roupa e acompanhantes. Vamos lá?
Não só em casamento gay os protocolos deixaram de ser seguidos à risca. Independente da orientação sexual, muitos casais têm optado por inovar nas escolhas para o seu grande dia e sair do óbvio.
Sendo assim, os protocolos estão aí para que possamos ter uma base caso ainda estejamos muito perdidos. Após avaliar as opções sugeridas e que estamos acostumados a ver nos casamentos para os quais somos convidados, conseguimos entender qual a forma que mais se adequa à nossa cerimônia.
E também, nada de errado em relação à quem gosta de seguir as tradições. Inclusive, é muito válido quem prefere manter protocolos clássicos e fazer com que essa seja uma forma de expressar seu estilo e preferências.
Então, a resposta para a pergunta é: NÃO! Você não precisa necessariamente seguir os protocolos. Faça da sua festa de casamento um evento autêntico e que reflita quem o casal realmente é! Isso sem dúvidas estará acima de qualquer regra.
Uma das maneiras mais tradicionais de fazer a entrada do casamento, é uma pessoa do casal esperar a outra no altar – entrando cada um separadamente. Em um casamento gay, essa é uma possibilidade, tendo em vista que deriva do estilo tradicional da cerimônia.
Mas isso não quer dizer que precise ser feito dessa forma! Muitos casais também optam por entrarem juntos, de mãos dadas – o que é incrivelmente lindo e mostra o quanto são parceir@s.
As duas formas são igualmente lindas e não tem como não se emocionar. A ideal será aquela que vocês mais se identificam e se sentem à vontade. Simples assim.
Quem não abre mão da tradição, sem dúvidas irá preferir a entrada junto dos pais. Mas, como em qualquer casamento, os protocolos podem ser adaptados àquilo que mais faz sentido para o casal.
Há a possibilidade de cada um(a) entrar separadamente, com seus respectivos pais, sozinho(a) ou acompanhado de outro familiar ou amigo. Independente de quem seja, o importante é que a escolha reflita o desejo de cada um(a) e que a pessoa seja muito importante na vida d@ noiv@.
Roupas iguais ou diferentes para o casal? Eis uma das grandes dúvidas entre @s noiv@s ao planejar a entrada do casamento. Como toda e qualquer regra que já tenha existido, atualmente diversas adaptações são feitas – sejam elas pendendo mais para o tradicional e outras para um lado criativo.
A roupa para casamento gay independe do sexo, ou seja, homens poderão preferir uma roupa mais feminina, bem como mulheres poderão optar por uma roupa mais masculina. O importante é que cada um mostre sua personalidade e não vista algo que não reflita seu estilo.
Outros já preferem manter a tradição do preto e branco, sendo uma pessoa do casal vestindo um vestido ou terno branco, e a outra com um vestido preto ou um terno preto.
Outra possibilidade é que @s noiv@s vistam roupas iguais, podendo ser um modelo de terno ou vestido idêntico, por exemplo, mudando apenas as cores ou com um detalhe que dê um toque especial na roupa de cada um.
Para os casais que pretendem se vestir com roupas diferentes, é muito importante que as roupas se complementem entre si. Para fazer isso, você pode escolher as seguintes ideias: cores de uma mesma paleta, cortes parecidos ou até mesmo algum bordado ou acessório que remeta à roupa d@ outr@.
No conjunto de toda a cerimônia, as roupas devem combinar com a proposta e com a paleta, para que ninguém fique destoando. Por mais que @s noiv@s não queiram ver a roupa um(a) d@ outr@, é fundamental que seja estabelecido um padrão a ser seguido.
—
A entrada d@s noiv@s exige uma avaliação minuciosa do casal para que seja a mais fiel possível à personalidade de cada um e às vontades.
Organizar um casamento gay requer muita pesquisa e criatividade, além de muitas decisões a serem tomadas em relação à pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Mas, saiba que tudo valerá a pena no final, quando virem o sonho de vocês se tornando realidade.
24 super dicas do mais completo portal sobre casamento LGBTI+ do país, reunidas num único livro. Tudo para você acertar nos detalhes e ter um “sim colorido” inesquecível.