De maneira geral, quando comparamos o planejamento de uma festa de casamento gay e uma festa hétero, podemos perceber que existem muitas similaridades – seja na hora de organizar a decoração, escolher o espaço ideal, definir o cardápio e tudo aquilo que diz respeito à festa em si.
RECEBA as dicas no seu WhatsApp!
Mas, é claro que alguns outros detalhes precisam de um pouco mais de atenção, como por exemplo o traje d@s noiv@s. É aí que as dúvidas começam a surgir: usar roupas iguais ou diferentes? Homens devem usar terno e mulheres vestido? Combinar ou não a roupa do casal?
A ótima notícia é que PODE TUDO! Desprenda-se dos protocolos tradicionais para abrir um leque de opções que realmente mostre a personalidade de cada um na hora de celebrar o amor – e faça dos looks de vocês um motivo de inspiração para tantas outras pessoas.
Listamos algumas das opções que vocês podem considerar durante a escolha dos trajes, e que podem combinar mais ou menos com o estilo de cada um(a). A partir disso, é só colocar o toque especial de vocês, seja em uma cor, tecido ou detalhe.
Por mais que existam algumas regrinhas aqui e ali na hora de organizar um casamento gay, a roupa d@s noiv@s não precisa seguir nenhum tipo de regra. Lembre-se que a roupa independe do sexo, pois alguns homens irão preferir se vestir de forma mais feminina, assim como mulheres podem preferir uma roupa mais masculina – e está tudo bem!
O importante é que o casal se sinta à vontade neste dia tão especial, principalmente por se tratar de uma celebração que enaltece o amor livre preconceitos.
Para quem gosta de seguir a ‘tradição’, existe a possibilidade de optar pelo uso da roupa branca e preta por cada um do casal. No caso das mulheres, uma com vestido branco e outra com preto, ou até mesmo uma vestindo branco e outra com terninho preto – sendo a mesma lógica para os homens.
Esta opção é super válida e agrada muito quem gosta de seguir uma linha mais clássica. Mas, é claro que não é uma regra. Vai muito do gosto d@s noiv@s! De qualquer maneira, é uma forma bastante clássica essa combinação de cores e pode cair muito bem.
Outra opção bastante tradicional no quesito roupa, seria uma noiva com vestido e a outra com terninho – podendo ser traje da mesma cor. É uma ótima opção para noivas que simpatizam com o estilo agênero.
Em um casamento gay, o casal pode optar por roupas iguais? Com certeza! Isso pode significar a igualdade do amor e resultar em lindas fotos.
Uma alternativa interessante é utilizar trajes iguais e diferenciar nas cores, como a mesma cor com tonalidades diferentes ou cores que se complementam. Assim, cada um(a) pode mostrar um pouquinho de sua personalidade mesmo vestindo roupas idênticas.
Independente de serem dois vestidos, dois ternos ou um vestido e um terno, a dica para os trajes de casamento gay é que as roupas harmonizem entre si.
Ou seja, na hora de escolher o terno dos noivos, priorize por cortes parecidos ou defina uma paleta de cores. Dessa forma, por mais que os noivos não vejam a roupa um do outro, no final as escolhas se complementarão. Para os ternos, uma outra ideia é optar pelo mesmo corte e tom, mas diferenciar na estampa da roupa e da gravata.
Para as noivas que optaram por usar vestido e não tem a intenção de usar o mesmo modelo, é importante que os cortes e o estilo sigam a mesma linha. Uma noiva usando vestido de princesa e outra no estilo boho não rola né?! Então, primeiramente definam o tipo de corte e a linha que irão seguir, para que só assim cada uma escolha um vestido que valorize o corpo e mostre a personalidade de cada uma.
No caso de duas noivas com vestido, além do estilo estar alinhado, uma ideia é complementar os vestidos de alguma maneira que faça com que as peças conversem entre si. Caso o modelo seja diferente, por exemplo, uma forma de fazer isso é utilizando algum elemento parecido nos dois, como um bordado ou um ponto de cor.
O importante nesta escolha é sempre deixar bem alinhada a paleta de cores e o estilo, pois mesmo que cada uma mostre sua personalidade na roupa, os trajes lado a lado ficarão harmônicos no altar.
Para aqueles casais com bastante personalidade, nada melhor do que utilizar as roupas para demonstrar isso, não é mesmo?! Se vocês têm vontade de sair do óbvio, uma ótima aposta está nas cores! Por que não utilizar cores vibrantes? Traz um ar super descontraído e alegre para cerimônia.
Para seguir um padrão, mesmo com as cores diferentes, prefiram utilizar a camisa e a gravata com cores iguais nos dois trajes, e então aposte à vontade em um terno vermelho, azul, verde… ou o que achar mais adequado ao seu estilo.
O mesmo vale para as mulheres, tanto na hora de optar por um vestido, quanto as duas utilizando terninhos. Sem dúvidas será uma bela surpresa para todos os convidados e renderá fotos incríveis.
—
Quando se trata de escolher a roupa para casamento gay, o mais importante a se levar em consideração é a liberdade de ser quem você realmente é. Vista aquilo que te faz sentir mais à vontade, confiante e que mostre a perfeita harmonia entre o casal.
Não tem nada mais belo do que celebrar o amor, com qualquer que seja a escolha da roupa d@s noiv@s.
24 super dicas do mais completo portal sobre casamento LGBTI+ do país, reunidas num único livro. Tudo para você acertar nos detalhes e ter um “sim colorido” inesquecível.